A Paixão que já estava lá...


Eu sempre fui apaixonada por papéis. Papelarias sempre foram ambientes apaixonantes pra mim. Amo fofurices em geral, coisinhas do tempo da vovó como rendinhas, fitinhas, florzinhas, coisinhas delicadas que nos fazem pensar que o mundo também pode ser encantador.
Com esse histórico todo, para me apaixonar pelo sacrapbooking foi só um pulinho, daqueles bem fáceis, de quando a gente é criança e tudo é mais simples e descomplicado. Fiz um curso pra aprender as técnicas básicas e depois tudo foi fluindo naturalmente, criações, idéias e vontade de fazer mais e mais. O olhar detalhado, a harmonia das cores , as infinitas possibilidades de combinações de papéis e materiais, me dá a vontade de transformar tudo, até uma embalagem de cartucho para impressora.
E pensar que esta história vem de longe! Muito antes da Revolução Francesa, os europeus já tinham o hábito de fazerem seus livros de recordações, repletos de anotações, enfeites diversos etc... Assim, a partir da Alemanha no século XVII, temos a origem do que hoje conhecemos como o scrapbooking. De lá, esses álbuns enfeitados, viraram febre na Inglaterra, ( até a Rainha Vitória fazia scrapbooking!) se espalharam pela Europa e acabaram na América do Norte.
Foi exatamente nos Estados Unidos que o scrapbooking virou mania, reforçado principalmente no Pós Guerra, quando as famílias se reuniam para confeccionar os álbuns com suas fotos prediletas. Os americanos foram os pioneiros da Indústria fortíssima que se tornou o scrapbooking hoje em dia. Deste país vieram os primeiros produtos acid free que impedem que papéis e fotos utilizados nos álbuns fiquem amarelados e se danifiquem com a ação do tempo.
Hoje em dia, temos uma gama infinita de produtos sem ácido para o scrapbooking; papéis importados e nacionais, colas, fitas, adesivos, etc... Lógico que um produtos tão especiais tem um custo elevado, mas que vale apenas se pensarmos que estamos produzindo beleza e conservando histórias no tempo.
Pra mim, o scrapbooking é isso, representa a possibilidade de preservar lembranças, de fazer com que momentos especiais da nossa vida não se percam e ganhem o gosto irresistível da eternidade.

1 comentários:

  1. Oi maninha, que legal a historia do scrap. Ta muito legal o seu blog. Agora acho que vc pode trabalhar com outras fontes de inspiração, além de vc e do babyinho! hahahahah
    Beijao e parabens!
    Samuca

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...