O Espírito Vintage

Hoje em dia temos inúmeras scrappers que seguem o estilo vintage, dentre elas destaca-se a curitibana Pati Dias que tem trabalhos absolutamente inspiradores nesse estilo. Dentro do scrapbooking o universo vintage busca referência em outras épocas, mas principalemente no romantismo ligado ao século XIX que é vamos discutir aqui.
O século XIX é marcado pela Revolução Industrial na Inglaterra, é a época de uma divisão social acirrada entre operários das fábricas e a burguesia industrial em ascenção não só na Inglaterra como em outras partes da Europa. Se por um lado temos os guetos imundos onde vivia a massa operária, a burguesia enriquecida com o movimento fabril se refugiava em casas encantadoras com jardins deslumbrantes que propiciavam a imersão no mundo dos sentimentos.
O século XIX, principalmente em sua segunda metade, marca também a ascenção da individualidade como um valor absolutamente burguês. Temos os famosos diários, fonte histórica do historiador britânico Peter Gay para o estudo dessa época, onde a alma feminina era retratada com riqueza de detalhes em seus sonhos e anseios. É nesse contexto que temos a consolidação do romantismo, da individualidade, dos sentimentos... Esteticamente, cabem aqui a delicadeza das flores, das rendas, dos primeiros retratos em preto e branco (a origem da fotografia também é dessa época), dos detalhes. O espírito vintage é assim, essencialmente feminino e romântico, quando tomamos como referência o século XIX, época suprema dos sentimentos.
Espero que tenham gostado!
bjkas da Paty

4 comentários:

  1. Que lindo esse quadro! fui olhar de pertinho e vi que é sua mãe...adorei!

    ResponderExcluir
  2. lindooo...eu adooro vintage só não faço mais pq tenho que aprender...rs

    ResponderExcluir
  3. Sabe que amo suas explicações históricas, não é? Obrigada pela aula divina!!! Beijinhos, querida!

    ResponderExcluir
  4. Oi Paty,

    Obrigada por citar meu nome aí nesse excelente texto. Sabe que eu amo história!
    Já postei novidades sobre a aula - nos 2 blogs.

    bjos,

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...