Feliz Aniversário Joelho!

Queridas amigas e seguidoras, hoje vou contar uma história onde vocês não irão ver só imagens bonitas e nem irão ler somente trechos agradáveis. Vou contar uma história que aconteceu comigo e isso não é fácil pois mexe com sofrimento, medo, mudanças e acima de tudo superação.
Há exatamente 1 ano eu estava indo para o centro cirúrgico após longos três anos de dores e incertezas. Vocês estavam comigo nesta hora, pois no dia anterior fiz este post aqui e recebi todas as orações e enegia positiva que vocês me enviaram aqui.
A foto de abertura do post era a de baixo, eu não tinha idéia do que estava por vir...

Em 2007 durante uma caminhada de ritmo intenso aconteceu o pior. De repente eu perdi o equilíbrio como se fosse cair pra frente como um joão bobo. Voltei pra casa trôpega e em uma questão de horas, meu joelho direito estava do tamanho de um pão de forma enorme. Fui a um atendimento ortpédico de emergência, fiz um raio x, e o médico só mandou aplicar gelo pra voltar ao tamanho normal. Não havia nada quebrado.
As dores se intensificavam, dia após dia, e o jolho direito começou a creptar.Após muito tempo aguardando uma consulta com um ortopedista especialista em joelho, tive que passar pela burocracia típicas dos planos que prorizam o corte de gastos, depois o ser humano doente. Primeiro tive de fazer um raio-x, esperar o retorno da consulta, depois a tomografia, esperar de novo o retorno da consulta, até chegar na ressonância que mostrou o pior:  a patela estava fora do lugar, seriamente deslocada (por isso perdi o equilíbrio e quase caí no chão  naquele dia fatídico) e a cartilagem estava se degenerando devido ao atrito dos ossos,causando dor e creptação.

Após dois anos de tentativas frustradas de tratamento com medicações repletas de efeitos colaterais e sessões de fisioterapia, o ortopedista deu a sentença, só operando. Eu teria que realinhar a patela, o resto de cartilagem existente seria totalmente raspada, e teria de colocar um pino de titânio entre os dois ossos da patela para diminuição do atrito e da dor.
Durante esse período de espera pela cirurgia, que foi de quase um ano (já estávamos em 2010! Vejam quanto tempo!) minha qualidade de vida foi se deteriorando,eu não conseguia mais andar normalmente, não conseguia mais ir comprar pão na padaria em frente de casa e minha rotina era de dor e mais dor.Pensava muito nas pessoas com dificuldade de locomoção, em como a vida era difícil pra elas, e estava se tornando difícil pra mim também, me sentia deficiente, no sentido literal da palavra.Pra mim que sempre fui uma pessoa muito ativa, aquela situação era terrível. Parei de fazer exercícios por causa de dor e fui ganhando cada vez mais peso, sobrecarregando ainda mais as articulações. Mesmo assim ia trabalhar todos os dias, levantando cedo, atravessando a cidade, chegando tarde, a rotina de todo trabalhardor brasileiro. Fiquei exatamente esperando a liberação da cirurgia por 9 meses! O tempo do nascimento de um filho! 
Em uma quarta-feira de maio de 2011, descobri no trabalho que uma pessoa com problema ortopédico muito menos grave que o meu teve sua cirurgia liberada rapidamente. Fomos ao plano, eu e meu marido e questionamos o por que desta situação e pedimos pra ver a "fila de espera da cirurgia ortopédica". A pessoa responsável nos disse que isso não era permitido, ou seja, algo de podre no reino da Dinamarca estava acontecendo. Meu marido ameaçou chamar a imprensa para esclarecer o fato. Na sexta feira me ligaram que a cirurgia estava liberada! 
E há exatamente 1 ano atrás eu fui, com Deus, adiando objetivos maiores, mas ciente de que era um procedimento necessário para meu futuro, ou cirurgia, ou imobilidade.
Lá fui eu ciente dos riscos: trombose na perna direita, rejeição do pino de titânio entre outras complicações decorrentes de cirurgia com anestesia geral.... Lembro que levei Magnolias para pintar antes de entrar no centro cirurgico. Já tive de levar o imobilizador e as muletas que me acompanharam durante muito tempo.
A cirugia correu bem graças a Deus e esta foi a primeira refeição que consegui fazer sem passar mal. Tava uma delícia podem acreditar! Iniciava-se o perído mais difícil para um paciente: o pós-operatório! Para o médico a cirurgia dura 40 minutos, para nós dias, meses... que passam lentamente com incertezas e dor.
Começava um período onde coisas simples como ir ao banheiro eram grandes desafios. Os primeiros dias são estranhos, você não é capaz de fazer absolutamente nada sozinho. Como somos frágeis e dependentes!A conta da medicação pós operatória foi alta,suficiente para pensar porque em nosso país vemos tantas pessoas humildes mancas, de muletas, porque não tiveram acesso a um tratamento digno. Tomei muitas injeções para evitar a trombose, e muitos medicamentos para a dor, afinal de contas agora havia um corpo estarnho dentro de mim;
Há uma turbulência interna num período destes, são muitas incertezas e quando ficamos praticamente imóveis a maior parte do tempo, parece que nossas dificuldades ganham proporções maiores. Então o scrap foi meu remédio também. Meu marido montou uma espécie de base de operações para eu poder me distrair e ocupar minha mente.
Demorou semanas para começar a andar com as muletas. Eu não sabia me locomover com aquilo e experimentei a sensação de parecer estranha aos olhos dos outros, porque praticamente todos olham pra você quando está de muletas com um olhar de pena, como se fôssemos condenados.
Quando se faz uma cirurgia destas não se sabe exatamente o que vai acontecer depois. Eu não tinha ideia de que tudo seria tão lento. Demorei meses pra começar a me locomover sem muletas. O edema ainda era grande o que causava grande aflição, mas sempre ouvindo que aquilo era normal, e era mesmo.
Quando comecei a me locomover sem as muletas, arrastava a perna direita, ainda não conseguia andar normalmente, ou seja, andei mancando por muito tempo e sobrecarreguei o joelho esquerdo, que era saudável. Por conta disso também, perdi massa na coxa direita, o que era grave e precisaria ser sanado.

Ness processo pessoas importantes vão aparecendo, provando que Deus está no comando e fazendo tudo certinho como sempre! Fiz tantas sessões de fisioterapia que nem consigo contar quantas foram! eu tive a sorte de ter uma fisioterapeuta muito competente que me ajudou muito, a Thaise. Agora ela está de licença com sua bebezinha e este quadrinho que fiz pra pequena Alice está no seu quartinho.
Passado seis meses de cirurgia com avanço da movimentação mecãnica do joelho ainda sentia muita dor, apesar de todos os meus esforços e empenho na fisioterapia. Ao questionar o ortopedista, levei o maior banho de água fria da história! Com poquíssima sensibilidade, ele me disse que sentia dor porque estava gorda e que ia ter de aprender a conviver com a dor.Sai do consultório chorando, pois ele não me ouviu, não me examinou e estava interessado apenas nas infiltrações que eu deveria fazer com ele e pagar particular. Foi duro demais ouvir aquilo, indo todos os dias fazer meu treino, comparecendo religiosamente á fisioterapia, fazendo hidroginástica.... Aquelas palavras me desestimularam muito...
Também passei por alguns desconfortos e questionamentos de pessoas que não sabem o que é o pós-operatório de uma cirurgia ortopédica de grande porte. Posso dizer a vocês que pela primeira vez na minha vida, coloquei minha saúde em primeiro lugar. Há que se lutar sempre por nossos direitos!
Como Deus é bom e fiel sempre, encontrei uma médica maravilhosa, e minha xará Drª Patricia,(tudo gente boa!) que descobriu o que estava acontecendo, simplesmente todos os tendões em volta do joelho estavam totalmente inflamados! Então meu tratamento tomou outra direção com uma medicação diferente e com mais esperança!

Também fui privilegiada com outro anjo me ajudando, a Rebecca, a professora que orienta meu treino há 8 meses. Joelhos frágeis necessitam de coxas fortes! A Rebecca, além de tudo uma amiga, me acolheu, se preocupou em consultar um fisioterapeuta para elaborar a série mais adequada ao meu caso, mudou a série todas as vezes que algum exercício me causou dor, atendeu todas as solicitações da minha reumatologista e é uma pessoa fundamental no meu processo de melhora. Obrigada Rebbequinha por tudo!

Como estou agora? Levando minha rotina de exercícios intensa, retomei a natação que amo vocês sabem, lutando para diminuir o peso, fortalecer os músculos e com vontade de retomar minha minha vida plenamente, embora ainda sinta dores, tenha limitações como não posso carregar peso,encarar escadas ainda é doloroso, naõ posso ficar muito tempo em pé, nem sentada por causa da flexão do joelho. Muitas vezes, dependendo da movimentaçaõ do dia, acordo de madrugada com os joelhos latejando e ainda estou  esperando a realização das infiltrações no joelho que irão diminuir a dor e a creptação.
O fato é que tenho de dizer um grande obrigada a Deus por cuidar de mim permanentemente, ao meu esposo amado, presente de Deus pra mim que me apóia em tudo!
Agradeço a minha família amada, meus pais e meus irmãos que são meus anjos também;
Obrigada Pai e Mãe por atravessarem a cidade e virem aqui cuidar de mim, obrigada Many, minha eterna bonequinha e Samo coração de ouro por tudo o que fazem por mim!
E um obrigadaça a todas as minhas amigas! Reais, virtuais, que me ligam, escrevem, que choraram comigo, me ouviram, me visitam... sou tão agradecida a Deus  por todas vocês queridas!
Ainda hoje tenho consulta e espero por boas notícias.De acordo com o ortopedista seria necessário operar o joelho esquerdo também, mas estou fazendo a minha parte todos os dias para evitar isso e só entrarei num centro cirúrgico por motivo muito mais nobres!Estou aqui, firme, porque ainda há sonhos para serem realizados!Se alguém está passando por um processo doloroso lembre-se:
NENHUM DESAFIO É GRANDE DEMAIS QUANDO CONFIAMOS EM DEUS!
Obrigada pela visita e pelos recadinhos fofos de vocês!
Linda e abençoada semana a todos!
bjkas da Paty
Scrapbook: convergência de paixões; papel, criação, pessoas!

14 comentários:

  1. Você é uma guerreira e deve se orgulhar disso. Passar todo esse sofrimento e ainda sorrir é algo de alguém especial. Tenha paciência com todo esse tratamento, pois tenho certeza que vc ficará bem. Não deixe que os outros a magoem. Seu sorriso ilumina tudo à sua volta... continue sempre a sorrir.
    bjs
    Sônia

    ResponderExcluir
  2. Paty, parabéns pelo seu joelho!!! Que Deus te proteja e ilumine seu caminho sempre!!!
    Se cuide! Bjos

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Meninas!
    Sonia em vários momentos sentei e me perguntei se sempre ficaria daquele jeito. Que bom que tenho Deus na minha vida!
    bjkas da Paty

    ResponderExcluir
  4. Paty que montanha russa voce viveu nesses ultimos meses!! Haja coração! Que bom que deu tudo certo.
    Fica com Deus e melhoras.
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo joelho e pela dona do joelho, que guerreira e confiante, enfrentou tudo com fé e determinação. Coisa rara de se ver Paty!
    Obrigada por compartilhar conosco essa experiência de vida e exemplo de quem enfrenta a adversidade de cabeça erguida !!
    Beijão !

    ResponderExcluir
  6. Paty, lembro o primeiro dia que entrei no seu blog, e essa força que você é , passava nesse seu sorriso. Sabe quando você sente que ali tem alguém especial, foi assim nega.
    Tenho acompanhado seu cantinho, vejo seus lindos trabalhos, e agora lendo seu depoimento, li tuuuuuuuuuudo, vejo que minha intuição era real.
    Minha Flor, você vai sair dessa, sei o que está passando. Não tive a sua coragem, preciso fazer essa cirurgia nos dois joelhos, tenho condromalácea patelar, fico adiando.
    Obrigada por partilhar conosco esse momento, isso nos aproxima e torna mais real nossa amizade.
    Fique com DEUS, Xero grande. Melhoras Amiga.

    ResponderExcluir
  7. querida amiga!!! você é uma linda!!!
    espero que melhore e fique 100%
    parabéns pela força!!!
    qualquer coisa estou aqui, me liga :)
    kisses
    Rosana

    ResponderExcluir
  8. Vocês são umas queridonas! Muito obrigada Ro!
    So querida, obrigada por suas lindas palavras e saiba que enquanto for possível vá tratando dos seus joelhinhos. Eu não tinha mais opção, era condromalácia no último grau, lembro que quando li o laudo da última ressonância de antes da cirurgia eu chorei, meu joelho estava "podre" praticamente. Mas tenho muita fé em Deus de que tudo ficará bem!
    Amo vocês!
    bjkas da Paty

    ResponderExcluir
  9. Você é uma vencedora Paty, em todos os sentidos superação é uma palavra constante em sua vida!
    Parabéns joelho,viva minha querida!! Bjs

    ResponderExcluir
  10. Guerreira paty! Não outra palavra pra você, sua história é de superação e amor pela vida! Que seus sonhos se realizem!
    bjus
    Alice

    ResponderExcluir
  11. Paty, conheci vc virtualmente bem nessa época e confesso que fiquei preocupada quando vi sua fotinho lá no hospital. E agora olha aí vc, toda serelepe pra lá e pra cá, nos enchendo de alegria! Força e saúde, sempre! bjs!

    ResponderExcluir
  12. Paty, primeiro: feliz aniversário pro joelho :-)! Que história arrepiante de força e superação! Fico feliz por ter tido oportunidade de te conhecer, pois pessoas com tua energia são do tipo que fazem bem à vida dos outros, que espalham luz e calor. E espero, do fundo do coração, que vc receba do universo em dobro essa luz e calor, que não haja necessidade de nenhuma intervenção no outro joelho, que o direito se recupere plenamente e que todos os sonhos se realizem, e que inclusive surjam muitos outros sonhos. Afinal, a vida é contínua, sempre há espaço para mais! Fique bem!!!

    ResponderExcluir
  13. Cinthia querida obrigada por suas lindas palavras! Também adorei te conhecer, às vezes estamos aqui na mesma cidade e somente uma reunião de grande porte pode permitir que conheçamos nossos próprios vizinhos. Dias de luz e doçura em sua vida!
    bjkas da Paty

    ResponderExcluir
  14. Pô Patricia, chorei muito até chegar ao final, já te falei pra não colocar essas fotos! é fato, vc superou tudo isso, todos nós sabemos que vc é uma guerrreira, nossa verdade Sheena!!!Gostou né! Eu sabia, que Deus te abençõe sempre guriazinha do meu coração.Te amo

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...