Smash Literário #1 Tema Livre- A Assinatura de Todas as Coisas

Finalmente hoje consigo vir mostrar a vocês o meu Smash Literário. Para saber mais detalhes é só clicar aqui. Ele estava pronto desde janeiro passado mas por conta de viagem de férias e retorno ao trabalho, e acontecimentos festivos na família não consegui postar nada, que vergonha! Mas hoje vocês vão saber tudinho!
Acho que meu Smash ficou bem romântico, típico de quem ama os livros desde criança como eu.

Usei as páginas do Smash aproveitando  bem as páginas inclusive as mais escuras. Nesta página colei borboletas vintage com elementos e sobre elas tags com as melhores coisas que os livros trazem.

O primeiro item foi minha apresentação, no melhor estilo eu e minha paixão por literatura. Segue o texto que está na minha apresentação lá no Crop Literário, grupo de leitura formado por scrappers curitibanas.
"Meu nome é Paty Molina, nascida, criada e apaixonada pela terra do leite quente, Curitiba. Professora de História e scrapper nas horas vagas.Minha paixão pela leitura se iniciou na infância, com uma mãe carinhosa que me mimava com livrinhos, contos de fada, fábulas de Esopo e os Contos de Grimm.Na adolescência coleções que marcaram gerações como a Vaga Lume, e o ínício da leitura de livros com temática histórica, biografias... presentes do pai.Sempre gostei das bibliotecas e seus tesouros. Meu gosto pela leitura se estendeu á vida acadêmica, onde sempre compreendi a obra literária, mesmo que ficcional como um importante testemunho histórico de uma sociedade no tempo. Apaixonada pela literatura do século XIX, nacional e européia, e sua visão sobre as mulheres, tema que aprofundei em alguns estudos.Hoje em dia a leitura em minha vida ganhou ares de estrela, amiga e companheira. A leitura me remete a lugares, pessoas e sentimentos, me faz compreender a complexidade de ser humana."

 Aqui está o meu logo super fofo criado pela querida escritora e companheira de leitura Ale Dossena.
Para cada livro, criei uma página com a ficha técnica do livro com dados básicos da publicação e a minha impressão sobre o livro. Gosto desses itens que posteriormente nos dão um feed back rápido caso precisemos relembrar algo.




O primeiro livro da lista era tema livre e eu escolhi A Assinatura de Todas as Coisas da Elisabeth Gilbert, autora do best seller Comer, Rezar e Amar.


Confesso que fiquei meio assim pra começar a leitura, sei lá, acho que não estava levando uma fé que a leitura seria realmente boa mas me surpreendi pois foi um dos livros mais cativantes que li. A escrita da Gilbert é uma delícia de ser lida, além da história ser incrível. O livro conta a História da Alma Whittaker, bióloga pioneira no estudo nos musgos. Ela é filha de Henry Whittaker, inglês que de origem pobre acumulou sozinho a fortuna que construiu migrando da Inglaterra para a Philadélfia nos EUA, onde os Whittaker se tornam referência não só no mundo da botânica, mas como ponto de confluência de novas ideias e conhecimentos que estavam em voga no fim do século XIX e começo do século XX. 
A personagem principal é Alma, garota prodígio, porém feia, isso mesmo, essa informação é sempre frisada durante toda a história, que cresce já dominando conhecimentos, idiomas e experiências impensáveis para uma criança . Considerando que Alma tinha uma super mega ultra power plus rigorosa  mãe holandesa, tudo isso era bem normal.
Alma vive a vida assim, estudando o tempo todo até se tornar uma mulher que porém não sabia nada da vida... e descobre sua sexualidade através dos livros, especialmente os orientais... Christyan Grey achou que inovava com o quarto vermelho da dor, Alma tinha o quarto da encadernação....
Alma inicia de forma pioneira o estudo dos musgos, esfera que ainda não era estudada no início do século XX. No quesito vida pessoal, ela fica cuidando do pai idoso após a morte da mãe,tem uma vida até meio triste, solitária, até que um dia aparece um artista que desenhava orquídeas como ninguém por quem Alma se apaixona mas não consegue vivenciar seu casamento de verdade. Por que???? Vocês vão ter de ler o livro para saber...O fato é que essa experiência acaba por se tornar um impulso na guinada que Alma decide dar em sua vida atravessando mares e transformando totalmente o significado de sua vida.

Essa foi a página que fiz no meu Smash, e como trata-se de um livro de tem como pano de fundo o estudo da natureza. Aproveitei a foto de um dia de leitura no Jardim Botânico aqui em Curitiba que super combina com o livro da Gilbert.Quer saber mais sobre esse lugar? É só clicar aqui.


A Alma consegue se reinventar e mudar sua vida somente depois que ela vai pra longe da propriedade onde sempre foi criada, eu achei que a página tinha de ter essa atmosfera sabe?
Foi uma leitura que valeu a pena e que recomendo a todos que possam ler.
Um beijo bem grande no coração de todo mundo que gosta de ler e que a força e a Bênção de Deus recaiam sobre todos nós! Parabéns pelo nosso dia!
Espero que tenham gostado e obrigada pelos recadinhos!
bjkas da Paty

7 comentários:

  1. Ameiiiiii amiga
    arrasou na decoração!!!
    bjins

    ResponderExcluir
  2. Patricia
    Seu smash ficou lindo !!!
    Também quero ler esse livro mas, tenho uma lista na frente ... Bjs

    ResponderExcluir
  3. Ficou lindo demais Pati!!!! Um luxo só! beijos

    ResponderExcluir
  4. Que lindo!!
    Ficou lindo e bem criativo!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Paty!!
    Teu projeto está ficando lindo! Adorei a capa e a interpretação do livro!! O meu tá pronto também, só falta revelar a foto. Lindo livro, lindo trabalho, obrigada pela sua indicação, sempre de muito bom gosto.
    Beijos e ótimo final de semana!!

    ResponderExcluir
  6. Paty, achei sua smash literária linda e criativa. Eu tenho lido feito louca, mas ainda não coloquei a mão na massa para fazer a minha. Aliás, em 2014 nem mesmo fiz scrap ainda. Acho que vou me inspirar em você e voltar logo a produzir. Saudades, miga!

    ResponderExcluir
  7. Meninas como esse projeto é legal né? Gosto disso, de registrar.. (não vale, sou historiadora! rss), o fato é que realmente precisamos nos disciplinar a ler mais e organizar melhor nosso tempo para que a leitura sempre tenha seu lugar! bjkas pra todas!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...