Pitadas de História-Você sabe que dia é hoje? Feriado de Tiradentes




Olá Pessoal tudo bem? Dia de feriado, 21 de abril. Amamos feriados pois podemos viajar ou simplesmente descansar. Muitos feriados do calendário nacional remetem a importantes eventos da História do Brasil. Infelizmente não damos o devido valor a nossa História.
Hoje pensei em falar um pouquinho sobre isso. Recuperei um texto meu publicado no Jornal Fala Jovem. Obrigada professora Doralice Caldas por ter se esforçado pra me ajudar nessa tarefa.
Vamos ao Pitadas de História de hoje!
Tiradentes é considerado o mártir da independência do Brasil. Recebeu esse nome por ser uma espécie de "dentista" da época. 

O Alferes Joaquim Jose da Silva Xavier foi um dos mentores do processo que começou a questionar o domínio português quando o Brasil ainda era colônia de Portugal em Vila Rica (atual Ouro Preto em Minas Gerais) no século XVIII . Participou ativamente da luta pela libertação da América Portuguesa (Brasil), junto com outros inconfidentes, termo dado aos integrantes da inconfidência Mineira, que tinha objetivos audaciosos,inspirados nos ideais iluministas, além da libertação do domínio português; a libertação dos escravos e a construção de universidades. 


Como a ação dos inconfidentes foi denunciada por um delator do seu próprio grupo, Tiradentes que era o integrante menos favorecido economicamente, foi o único condenado à morte pela Coroa Portuguesa.



 Morto por enforcamento, após sua morte teve seu corpo esquartejado e partes expostas nos postes da estrada que ligava as Minas Gerais ao Rio de Janeiro. Sua casa foi queimada e até sal foi jogado no terreno onde ele morava para que nunca mais nada nascesse ali. No entanto, suas idéias sobreviveram!


Esse dia é comemorado para lembrarmos que nosso processo de independência do domínio Português, é anterior ao 7 de setembro e que houveram mártires como Tiradentes que iniciaram a luta pela Independência e pagaram com a própria vida por essa iniciativa. Hoje nosso país é livre e independente e todos nós podemos manifestar livremente nossas idéias e opiniões. 


Espero que tenham gostado e excelente feriado a todos!

bjkas Paty Molina
Nada Fubanga: encontro de paixões, comunicação, arte, história, pessoas!

2 comentários:

  1. Gostei, não sabia ao certo da história real, já posso fazer uma provinha de história com mais uma pergunta fora a dos burgueses! ( Risos). Mais um belo texto

    ResponderExcluir
  2. Quem disse que não leio? rs rs rs, leio sim. E adoro suas maravilhosas narrativas. Seja qual for o assunto, você tem um jeitinho gostoso de falar, que prende a gente.
    Desculpe, nem sempre comentar como gostaria. Mas pode ter certeza, adooooro passar aqui. Xerinho.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...