Quando me descobri pin up?


Olá Pessoal tudo bem com vocês? 
No post de hoje quero falar sobre uma questão levantada  pela Daise Alves no Universo Retrô, Como você se descobriu pin up?" É um artigo muito interessante sobre a história de mulheres brasileiras e seu encantamento e identificação com o pin up style. Confira aqui.
Lembrei de uma conversa com um amigo que começou quando caímos na risada por conta das nossas garrafinhas de água: a minha cheia de cerejinhas e a dele totalmente preta.  Estilo.
Esses tempos fui trabalhar e  estava vestida mais na perspectiva rockabilly e uma colega chegou perto de mim e falou " eu queria tanto ter um estilo!". Voltando ao amigo da garrafinha preta, concluimos que estilo não é algo instântaneo, mas sim algo que vamos construindo com nossas referências pessoais, com tudo com o que nos encantamos e identificamos, podem ser referências da música, de outras linguagens artísticas, históricas e mesmo familiares.


Certamente a era de ouro do cinema com todas aquelas divas deslumbrantes sempre me achou atenção desde criança. Se olharmos qualquer foto de atrizes com Rita Hayworth, Ava Gardner  da própria Marylin Monroe e de tantas outras, concluimos que , mais do que beleza,  essas imagens evocam o poder feminino.


Se eu começar a juntar as pecinhas, acho que sempre existiu uma pin up dentro de  mim, pois sempre adorei a indumentária do pin up style, desde as estampas das roupas, femininas e delicadas e contraste da pele branca com batons bem escuros.



Durante minha formação acadêmica, priorizei as questões de gênero e historiadoras que enfocavam a História das Mulheres como Michele Perrot e Mary Del Priore.  A historiografia mostra o quanto olhar para as pin ups como meros corpos voluptuosos, é uma visão pouco atenta e superficial.


Além disso, as pin ups trazem uma questão bastante importante para a contemporaneidade: realmente é necessário ser magérrima ou saradésima para se sentir linda?



E o pin up style é tão bacana justamente por ser democrático! Não importa seu peso, cor´, classe social ou etnia. 


As pin ups podem ser como a emblemática Bettie Page, mulheres que quebraram paradigmas!


No mais, vamos nos divertir com essse estilo que amamos! Reveja outro post que fala sobre o estilo retrô aqui.


É essa Pílula Pin Up chegou ao fim e espero que tenham gostado. Quem quiser compartilhar esse post é só clicar no share (retângulo laranja ao fim da postagem) que abre a opção da rede social que você quiser). E não deixem de registrar os comentários de vocês! 

bjkas Paty Molina
Nada Fubanga: encontro de paixões, comunicação, arte, história, pessoas!

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...