(Via Google)
Tudo bem Pessoal? Hoje no Falando sobre Isso.... o tema é a organização dos sapatos.(O primeiro Falando sobre Isso foi Organização do Guarda -Roupa quem não leu é só clicar aqui.) Muita gente é apaixonada por eles. Eu já fui mais, hoje estou mais comedida.Verdade.
Os sapatos são sim símbolos de status e glamour. Certa vez li um texto sobre a estilista Vivienne Weestwood em que perguntavam a ela por que criava modelos de sapatos tão altos, e ela respondeu que todo sapato devia ser um pedestal para a mulher. Acho que com essa declaração a estilista nos remete a sensação de elegância e poder que os sapatos podem oferecer e talvez por isso, as mulheres amem comprar sapatos!
(Graeme Robertson)
O fato é que os sapatos carregam muitos simbolismos, até de liberdade. No período colonial da nossa História era permitido somente á escravos libertos o uso de sapatos. Em grande parte da iconografia referente a este período mostra os africanos escravizados descalços.Após receberem a carta de alforria, a primeira providência de um homem negro livre era providenciar sapatos, o identificador de sua condição livre.
(Jean Baptiste Debret)
Na Idade Média os sapatos eram extremamente caros e os adultos tinham um único sapato a vida inteira, normalmente feito de material resistente como o couro. Era comum que as pessoas recorressem á corporação dos sapateiros para fazerem sucessivos remendos aos sapatos ao longo da vida. Variedade de calçados? Somente para os bem nascidos.
(Via Google)
O fato é que o tempo passou e alguns sapatos como os Manolo Blahnik e os Christian Louboutin (site muito interessante vale a pena visitar) ainda são exclusivos para os pezinhos privilegiados e para as personagens de Sex and City!
Nós enquanto podemos adquirir essas maravilhas, temos mais é que cuidar dos sapatos que temos!
E então começamos mais uma odisséia de organização dentro de casa que passa por vários estágios:
1º Você admite o problema: que seus sapatos estão no meio do caos.
2º Você sente a necessidade urgente de arrumá-los antes que você não ache mais aquele sapato "assim assado" que você tanto gosta!
3º Você planeja como vai organizar os pobres sapatos em estado caótico.
4º Coloca as mãos na massa!
Comecei a organização dos meus sapatos tirando todos eles de onde estavam, sapateira e caixas, caixas e mais caixas! Elas ocupam um espaço absurdo. Separei o que ia ser doado.Joguei todas as caixas fora e depois fui limpando um por um. Confesso que fiquei exausta de fazer isso! E depois que estavam limpinhos decidi o local adequado a cada um. Como eu queria guardar as sapatilhas, rasteiras, sandalinhas e chinelinhos dentro do guarda roupa procurei embalagens plásticas para guardá-los. Deu um certo trabalho para encontrar mas no final das contas deu tudo certo e esses calçados ficaram guardados assim:
É necessário um certo cuidado após o uso. Eu guardo no dia seguinte depois ter higienizado o sapato.
Alguns sapatos tem embalagem própria para que sejam guardados. Com o " visor" transparente dá para localizar o sapato que se quer usar rapidamente. E também existem embalagens desse tipo á venda.
Fora que organizando seus sapatos você pode achar verdadeiras preciosidades esquecidas como meus antigos sapatos de flamenco. Estes têm pregos na sola para "hacer los zapateos!"
Quanto ás botas, meus adorados sapatos preferidos (Esqueçam o fato de que moro numa cidade fria, eu realmente amo botas!) gosto de guardá-las em suas próprias caixas:
Aqui eu desfilando minhas botinhas por aí. Nas fotos estou com uma bota vermelha de verniz (loira), uma roxa de couro (muito confortável) e a preta também de couro, que foi a primeira bota carésima que comprei na minha vida!
Os sapatos do dia a dia ficaram numa sapateira aberta, o que acho bom para a ventilação.
Nas prateleiras centrais os sapatos que uso mais continuamente e na prateleira superior e inferior os que uso só de vez em quando.
Coloco um plástico fininho em cima para não juntar pó nos sapatinhos.
Espero que vocês tenham gostado, obrigada a todos que me visitam e deixam seu recadinho e se alguém tiver alguma dúvida é só deixar nos comentários deste post.
E aí? Bora lá arrumar nossos preciosos sapatinhos?
Bjkas
Adorei a história e sua organização Paty!!!
ResponderExcluirbeijos carinhosos
Show!!! Adorei as dicas, agora é por em prática, né Paty??BJ, Isabelle
ResponderExcluirPost digno de uma historiadora. Adorei! Bj
ResponderExcluirMeninas o blogger está com alguns bugs, peço desculpas áqueles que nao conseguiram postar seus comentários. Ás vezes dá certo ok?
ResponderExcluirbjkas pra todas!
Paty
Que massa! Os meus ficam dentro do guarda roupa lado a lado! Gostei das dicas; o convite para vir me ajudar, continua de pé! PARABÉNS pelo post!
ResponderExcluir