Encontro de Maio do Crop Literário- Superando preconceitos literários!

Olá Meninas! Tudo bem com vocês? Hoje venho contar sobre o encontro de maio do Crop Literário, o grupo onde todo ama scrap e é apaixonado por livros!
O livro que discutimos foi este ai da foto, segue a  ficha galera;
Livro: A Assinatura de Todas as Coisas
Autora: Elisabeth Gilbert
Ano de edição: 2013
Editora: Alfaguara
Número de Pàginas:515

Uma resenha escrita por mim:
 "O livro conta a História da Alma Whittaker, bióloga pioneira no estudo nos musgos. Ela é filha de Henry Whittaker, inglês que de origem pobre acumulou sozinho a fortuna que construiu migrando da Inglaterra para a Philadélfia nos EUA, onde os Whittaker se tornam referência não só no mundo da botânica, mas como ponto de confluência de novas ideias e conhecimentos que estavam em voga no fim do século XIX e começo do século XX. 
A personagem principal é Alma, garota prodígio, porém feia, isso mesmo, essa informação é sempre frisada durante toda a história, que cresce já dominando conhecimentos, idiomas e experiências impensáveis para uma criança . Considerando que Alma tinha uma super mega ultra power plus rigorosa  mãe holandesa, tudo isso era bem normal.
Alma vive a vida assim, estudando o tempo todo até se tornar uma mulher que porém não sabia nada da vida... e descobre sua sexualidade através dos livros, especialmente os orientais... Christyan Grey achou que inovava com o quarto vermelho da dor, Alma tinha o quarto da encadernação....
Alma inicia de forma pioneira o estudo dos musgos, esfera que ainda não era estudada no início do século XX. No quesito vida pessoal, ela fica cuidando do pai idoso após a morte da mãe,tem uma vida até meio triste, solitária, até que um dia aparece um artista que desenhava orquídeas como ninguém por quem Alma se apaixona mas não consegue vivenciar seu casamento de verdade. Por que???? Vocês vão ter de ler o livro para saber...O fato é que essa experiência acaba por se tornar um impulso na guinada que Alma decide dar em sua vida atravessando mares e transformando totalmente o significado de sua vida."

Algumas de nós leram o livro rapidamente, a Ro Miqueletto sempre é recordista em terminar os livros antes que todo mundo, outras demoraram um pouquinho, sendo honesta em alguns momentos a leitura é um pouco técnica demais (botânica, botânica, botânica!) e acaba se arrastando.

Por que o subtítulo desse post é superando os preconceitos literários? Por que esse tema foi forte na discussões desse encontro. Muitas de nós ficaram com um pé atrás com a leitura deste livro e eu fui uma delas confesso.Livro de autora que escreve livros pra virar filme de sessão da tarde? Hum... e ainda por cima livro grosso? humm.... Mas a experiência ao longo desse quase 1 ano de leitura (em maio completamos 1 ano do Crop Literário) mostrou que o preconceito literário só nos leva a perder boas leituras.  Nem sempre o livro do autor consagrado é bom, e nem sempre o blockbuster da vez terá uma qualidade literária ruim.

Também discutimos alguns pontos importantes:

- O comportamento absurdo da Prudence-irmã adotiva mega linda da Alma (que a Gilbert faz questão de frisar que ela era feia, grande, totalmente fora dos padrões de beleza) que por uma questão de orgulho mesmo, despreza a fortuna da família que foi criada, vive como uma mal trapilha e de quebra faz os filhos passarem fome.

- Como as escolhas que fazemos trazem consequências para nós e para os outros. A Prudence não casou com ela queria 9 George), por saber que a Alma era apaixonada por ele. Este por sua vez se torna apenas amigo da Alma até morrer, e se casa com a amiga desmiolada da Alma e Prudence, Retta. George é muito infeliz nesse casamento e a faz sua esposa infeliz também,tanto que acaba a vida num sanatório. E por quem George era apaixonado??? Pela Prudence senhoras e senhores!

- O livro da Gilbert nos sugere de que Alma havia delineado a teoria da Evolução das Espécies antes de Darwin. Polêmicaaaaa!!!! Gilbert escreve Alma entregando a seu tio o manuscrito de sua teoria, que se baseava em  seu objeto de pesquisa, no caso os musgos, acabara com conclusão semelhante ás ideias darwinianas do século XIX. O que a autora nos faz pensar é que, Alma era inteligente, poliglota, visionária em muitas coisas, mas era mulher e uma ideia que colocasse em cheque dogmas religiosos tão fortalecidos, era realmente impensável para alguém do sexo feminino.  Até para o próprio Darwin que era homem, o que ele faz? Lança sua teoria, mas não participa das discussões acaloradas que seguem o lançamento de seu livro A Origem das Espécies, cuja a primeira edição é de 1859.

- Que Alma apesar de uma educação superconservadora dada pela mãe holandesa Beatrix, poucos amigos, um casamento que não se efetivou de fato com o desenhista de orquídeas Ambroise Pike,e todas as dificuldades acaba por doar a fortuna construída pelo pai Henry e vai cuidar da própria vida, desvenda um mistério acerca de seu falecido marido Ambroise no Taiti e no fim das contas vai pra Holanda, terra da mãe, Beatrix, e tem final honrado, justo.

O fato, é que aprendemos que temos de ler um livro pra saber por nossa conta se ele é bom ou não. Gostamos do livro, enfocou um universo que não tínhamos muita intimidade e acrescentou as discussões. Valeu Gilbert!
Ontem então Meninas foi uma noite muito agradável porque é sempre bom estar entre amigas e principalmente amigas amam ler! Nem todas as nossas companheiras de leitura puderam estar conosco por motivos pessoais e de saúde. Sentimos falta de vocês Ale, Ro e Márcia. Seguem algumas fotos do nosso encontrinho onde ainda estou recebendo mimos por conta do meu aniversário que foi mês passado. Obrigada Meninas!

E foi assim com alegria, diversão e literatura que foi o nosso encontro!


Espero que tenham gostado do relato e se animem a ler o livro A Assinatura de Todas as Coisas! Agora vamos em frente que já tem outro livro pra gente ler!
Obrigada pela visita e pelos recadinhos de vocês!
LIndo fim de semana!
bjkas da Paty
Scrapbook: convergência de paixões; papel, criação, pessoas!

2 comentários:

  1. Oi meninas, deve ter sido muito bom! Amei ler o livro mas não gostei do final.Gosto de ler e costumo ler muito rápido dependendo do livro, se não curto demoro um pouco mais! Bjim!

    ResponderExcluir
  2. Então Ro, eu gostaria lá no fundo que a Alma tivesse encontrado um grande amor que não fossem os musgos sabe? Mas foi digno. Saudades!bjkas

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...