Falando sobre isso- Inverno!



O inverno 2014 começou ontem, exatamente ás 7:51 (pra nós aqui do hemisfério sul, pra quem está no hemisfério norte o solstício de inverno começa no dia 22 de dezembro.
(Dia 4 de junho de 2014- temperatura de 3 graus!)
Essa é uma estação controversa pois que há os que amem o inverno e aqueles que odeiam profundamente a estação mais fria do ano. Então já que vamos ter que conviver com o inverno até o dia 22 de setembro, que ele seja muito bem aproveitado!
Para as culturas da Antiguidade o solstício de inverno tinha um significado muito especial. As culturas que eram chamadas pelos católicos de pagãs, celebravam com festivais a chegada dessa estação.O próprio inverno teria origem em uma lenda da mitologia grega.De acordo com ela, Perséfone que era filha de Zeus com Deméter (deusa da agricultura) tinha de ficar seis meses com sua mãe e os outros seis com Hades, que era o deus do mundo inferior, do terror e da morte.Tristíssima nos 6 meses que ficava sem a filha, a deusa Deméter teria dado a origem ao outono e ao inverno.

Eu sou Curitibana, e então encarar o inverno não é novidade por aqui. Neste mês de junho (ainda outono), tivemos manhãs com 3 graus centígrados!E o que eu fiz neste dia? Convidei a galera do trabalho pra tirar fotos e todo mundo se divertiu pra caramba mesmo encasacado como se diz por aqui. Na minha opinião o inverno tem que ter alegria, se não fica todo mundo tristinho, amuado... 
Também é inevitável pensar no flagelo gerado pela grande desigualdade social que persiste em nosso país, pois sabemos que invernos rigorosos representam muitas vezes morte e doenças para aqueles que não tem a habitação, nem alimentação, nem o vestuário adequado para enfrentar a estação mais fria do ano.
Neste ano os especialistas dizem que o inverno será mais seco, menos aonde??? Aqui no sul, onde o inverno será acompanhado por muitas chuvas. Tá ai gente uma coisa que eu detesto, o frio acompanhado de chuva. Esta combinação sim é nefasta, não dá vontade de sair de casa, de encontrar os amigos, e fazer as coisas dentro de casa fica difícil também porque fica aquela umidade e como diz a minha mãe, "aquele cheiro de cachorro molhado". Péssimo não? Mas voltemos as delícias desta estação, afinal de contas eu sou uma pessoa alegre e positiva e o foco deste post será assim também.


O inverno é muito gostoso, dá pra ficar bem juntinho com o seu par, comer fondue com as amigas, ler bons livros ( no inverno parece que o aconchego da boa leitura fica maior) , e comemos comida bem quentinha, com moderação né? Ninguém quer ficar mal quando a primavera chegar.

Tem uma frase do escritor militante Albert Camus que diz assim;

"Em meio ao inverno descobri que dentro de mim existe um verão inesgotável"!
Genial, Camus me lembrou de um livro que eu li várias vezes chamado a Sabedoria da Natureza (super recomendo!) do Roberto Otsu que usa a sabedoria oriental para falar dos significados simbólicos de todas as estações do ano e de que como precisamos, bem como toda a natureza, passar sim, por todas elas. O inverno personifica o recolhimento, a reflexão e a verdadeira preparação para algo melhor que está por vir, ou seja, você não vai chegar até a primavera sem antes passar pelo inverno.

Essa é a verdadeira essência desta estação. Que nosso inverno seja repleto de coragem, beleza, reflexão e de "calor" por que não?

Espero que vocês tenham gostado desta edição do Falando sobre isso, e quem ainda não leu o;
Falando sobre isso- Organização do Guarda-roupa é só clicar aqui.
Falando sobre isso- Sapatos! é só clicar aqui.
E cá estou eu no primeiro dia de inverno!

Um lindo domingo a todos e um VIVA!!! para os amantes desta estação do ano glamurosa!
Obrigada pela visita! E será um prazer ler seu comentário neste post!
bjkas
Paty Molina
Scrapbook: convergência de paixões; papel, criação, pessoas!




3 comentários:

  1. Oi, Paty!
    Belo post,viu? Adorei!
    O inverno parece mesmo ser uma estação inspiradora e acolhedora.

    Abraços de carinho!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Fabi! Gostei disso, de pensar o inverno como uma estação de acolhimento! bjkas

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...