Olá Pessoal tudo bem com vocês?
Estavam com saudades do Curitiba By, a sessão aqui do blog que falamos sobre essa cidade linda e complexa chamada Curitiba? Pois o post de hoje é sobre uma Praça que foi revitalizada há pouco tempo e agora está de volta para a comunidade, a Praça da Espanha.
Localizada no bairro do Batel entre as ruas Carlos de Carvalho, Coronel Dulcídio e Saldanha Marinho, a Praça é obviamente uma homenagem aos imigrantes espanhóis que se estabeleceram na cidade. Aliás, isso é muito curitibano, praças e parques em homenagem as etnias que somaram e deixaram Curitiba com a carinha que ela tem agora. Mas existem os que condenam essa ideia, considerando-a utópica.Olha só a cor da água desse chafariz gente!
No centro da praça há um chafariz, aliás uma influência da arquitetura urbana francesa do século XIX. A Praça foi revitalizada durante longos meses. Durante esse período, esteve cercada por tapumes que ganharam intervenção de artistas da cidade. Olha só que legal. No fim de março tivemos a Praça de volta.
Atrás dele há uma biblioteca, o Farol do Saber Miguel de Cervantes que até esse mês de julho, infelizmente ainda não reativado após a reforma. A previsão é que além de Casa de Leitura e biblioteca, o local se transforme em espaço cultural.
A Praça tem o busto do escritor espanhol Miguel de Cervantes, autor do clássico Dom Quixote de La Mancha.
Dom Quixote e Sancho Pança, personagens da literatura universal!
A obra de Cervantes é de domínio público e quem quiser baixar é só clicar aqui.
A Praça da Espanha tem uma energia muito bacana, leve e romântica também. Tem gente que vai lá pra sentar um pouquinho e descansar, admirar a paisagem, ler ou apenas ficar quieto, absorto em pensamentos.
Em cima das instalações da biblioteca tem um deck lindo de onde dá pra apreciar toda a Praça e seu entorno, que tem muitos lugares bacanas e descolados pra ir.
E também dá pra fazer belas fotos independente da estação do ano.
Aos sábados tem feirinha de antiguidades na Praça e ela já foi palco pra eventos bacanas, feiras gastronômicas e aulas de Yôga. A praça também ganhou uma proteção antipiche, fruto da mobilização dos comerciantes locais. Muito melhor estar num lugar belo onde o vandalismo passou longe.
Quem quiser compartilhar esse post é só clicar no share (retângulo laranja ao fim da postagem) que abre a opção da rede social que você quiser). E não deixem de registrar os comentários de vocês!
bjkas Paty Molina
Nada Fubanga: encontro de paixões, comunicação, arte, história, pessoas! |
Já estive em Curitiba duas vezes. Realmente, é uma cidade muito bonita.
ResponderExcluirQue bacana a revitalização ! Ela está moderna sem perder o charme histórico !
ResponderExcluirOi, Patricia! Tudo bem ?
ResponderExcluirVim agradecer a visita lá no meu Barquinho!! Amei!!
Não conheço sua cidade, mas está em meus sonhos conhecê-la. As imagens que vejo são apaixonantes.
Abraço grande.
Lindo né! Da ate vontade de conhecer!
ResponderExcluirMeninas Daise, Alicia, Érika e Andréia muito obrigada pela visita de vocês! Curitiba é linda, e tem problemas como outras metrópoles, mas é bom falar do belo e do quanto os cidadãos e sua vivência na cidade fazem de nós mais protagonistas do espaço urbano. bjkas
ResponderExcluirOi Paty...muito legal seu post...informativo...como alguém já disse da vontade de conhecer um lugar assim.Curitiba é tudo de bom com suas praças em homenagem há diversos povos. Um abraços
ResponderExcluir