Praça da Espanha



Olá Pessoal tudo bem com vocês?
Estavam com saudades do Curitiba By, a sessão aqui do blog que falamos sobre essa cidade linda e complexa chamada Curitiba? Pois o post de hoje é sobre uma Praça que foi revitalizada há pouco tempo e agora está de volta para a comunidade, a Praça da Espanha.


Localizada no bairro do Batel entre as ruas Carlos de Carvalho, Coronel Dulcídio e Saldanha Marinho, a Praça é obviamente uma homenagem aos imigrantes espanhóis que se estabeleceram na cidade. Aliás, isso é muito curitibano, praças e parques em homenagem as etnias que somaram e deixaram Curitiba com a carinha que ela tem agora. Mas existem os que condenam essa ideia, considerando-a utópica.Olha só a cor da água desse chafariz gente! 
No centro da praça  há um chafariz, aliás uma influência da arquitetura urbana francesa do século XIX. A Praça foi revitalizada durante longos meses. Durante esse período, esteve cercada por tapumes que ganharam intervenção de artistas da cidade. Olha só que legal. No fim de março tivemos a Praça de volta.


Atrás dele há uma biblioteca, o Farol do Saber Miguel de Cervantes que até esse mês de julho, infelizmente ainda não reativado após a reforma. A previsão é que além de Casa de Leitura e biblioteca, o local se transforme em espaço cultural.


A Praça tem o busto do escritor espanhol Miguel de Cervantes, autor do clássico Dom Quixote de La Mancha.


Dom Quixote e Sancho Pança, personagens da literatura universal!
A obra de Cervantes é de domínio público e quem quiser baixar é só clicar aqui.


A Praça da Espanha tem uma energia muito bacana, leve e romântica também. Tem gente que vai lá pra sentar um pouquinho e descansar, admirar a paisagem, ler ou apenas ficar quieto, absorto em pensamentos.


Em cima das instalações da biblioteca tem um deck lindo de onde dá pra apreciar toda a Praça e seu entorno, que tem muitos lugares bacanas e descolados pra ir.
E também dá pra fazer belas fotos independente da estação do ano.

Aos sábados tem feirinha de antiguidades na Praça e ela já foi palco pra eventos bacanas, feiras gastronômicas e aulas de Yôga. A praça também ganhou uma proteção antipiche, fruto da mobilização dos comerciantes locais. Muito melhor estar num lugar belo onde o vandalismo passou longe.

 Quem quiser compartilhar esse post é só clicar no share (retângulo laranja ao fim da postagem) que abre a opção da rede social que você quiser). E não deixem de registrar os comentários de vocês! 

bjkas Paty Molina
Nada Fubanga: encontro de paixões, comunicação, arte, história, pessoas!

6 comentários:

  1. Já estive em Curitiba duas vezes. Realmente, é uma cidade muito bonita.

    ResponderExcluir
  2. Que bacana a revitalização ! Ela está moderna sem perder o charme histórico !

    ResponderExcluir
  3. Oi, Patricia! Tudo bem ?
    Vim agradecer a visita lá no meu Barquinho!! Amei!!
    Não conheço sua cidade, mas está em meus sonhos conhecê-la. As imagens que vejo são apaixonantes.
    Abraço grande.

    ResponderExcluir
  4. Meninas Daise, Alicia, Érika e Andréia muito obrigada pela visita de vocês! Curitiba é linda, e tem problemas como outras metrópoles, mas é bom falar do belo e do quanto os cidadãos e sua vivência na cidade fazem de nós mais protagonistas do espaço urbano. bjkas

    ResponderExcluir
  5. Oi Paty...muito legal seu post...informativo...como alguém já disse da vontade de conhecer um lugar assim.Curitiba é tudo de bom com suas praças em homenagem há diversos povos. Um abraços

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...