Passeando por Witmarsum!



Olá Pessoal tudo bem com vocês? Julho temporada de férias pra muita gente. Vocês estão de férias? Se estão, o que andam fazendo de legal?



Quem ainda não leu o post sobre a série Anne with an E é só clicar aqui.



No Paraná especialmente tem muita coisa bacana pra explorar,  de moto ou de carro, tanto em Curitiba, como em outros municípios, além do litoral que a gente adora com força! Hoje mostro pra vocês um pouquinho de Witmarsum, colônia alemã, de imigrantes menonitas, situada a 60 km de Curitiba. Repararam na foto que abre esse post? Um belo convite não é mesmo?



Pela  construção vocês já sentiram a wibe germânica não é mesmo? Esse é o centro de informações turísticas da colônia Witmarsum, lá dá pra tirar dúvidas, e pegar dicas de onde ir.



No museu da colônia, que foi a casa da Fazenda Cancela que deu origem a colônia, dá pra ter uma ideia de como era a vida das famílias fundadoras de Witmarsum. Há objetos e mobiliário das pessoas que viveram ali.


Os café coloniais são parada obrigatória. Escolha o seu e saboreie as delícias típicas alemãs.


Mesmo sem GPS não dá pra se perder. A Avenida Principal é bem sinalizada, e as ruas laterais tem as placas indicativas das atividades locais, como comércio, pousadas e propriedades onde dá pra curtir o turismo rural.


O verde é a cor predominante, mas é sempre salpicada pelo lindo colorido das flores.



Quem aprecia artesanato típico na wibe germânica pode aproveitar.



É inegável a atmosfera de paz que um lugar como esse traz. É como se tudo entrasse num ritmo mais slow, típico das férias.


Em comunidades que enfrentaram migrações difíceis a presença da fé é sempre destaque. Há igreja menonita evangélica, como a da foto abaixo, como a igreja menonita católica. Viva a tolerância e o respeito!


Já estive em outros lugares de colonização germânica e adoro esse capricho que alia a preservação das tradições, do trabalho manual e das cores vibrantes e alegres.


Espero que tenham gostado do post!


E vocês já conhecem Witmarsum? Se tiverem alguma dica legal compartilhem com a gente aqui nos comentários.




Gratidão imensa por todos vocês que me acompanham aqui no blog, no You Tube e no Instagram!

Paty Molina Scrapbook 
Encontro de paixões; 
Comunicação, Arte, História, Pessoas.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...